O que é engenharia geotécnica
Muitas pessoas querem saber o que é engenharia geotécnica e o que ela faz – afinal é um dos serviços mais solicitados em obras de grandes empreendimentos.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre esse serviço tão essencial para as obras de todo o mundo, é que preparamos algumas informações essenciais para que você saiba quem é o profissional de geotecnia.
Além disso, falaremos também em que momentos em uma obra deve-se contar com esse tipo de serviço para as obras – além disso explicaremos o que faz e como faz esses serviços.
Ficou curioso? Quer saber mais sobre o que é engenharia geotécnica? Então continue a ler este artigo e saiba mais a respeito desse importante profissional para obras e construções. Vamos nessa?
O que é engenharia geotécnica?
A engenharia geotécnica ou geotecnia é a junção de três ciências: a geologia de engenharia, a mecânica dos solos e a mecânica das rochas
O engenheiro geotécnico atua em projetos de escavação, túneis, compactação de aterros, tratamento de fundações, instrumentação de obras, percolação de fluxos em solos e rochas, contenções etc.
A engenharia geotécnica está diretamente ligada à terramecânica, que prevê a atuação de maciços terrosos quando sujeitos a alterações causadas pelas obras.
A Geotecnia está associada de uma forma geral a todos os ramos da geologia.
O engenheiro especializado em geotecnia está habilitado a trabalhar no segmento que lide direta ou indiretamente com o solo na realização de sondagens de terrenos – sendo, aqui, responsável por identificar as camadas do solo da região, reconhecer as propriedades mecânicas e geotécnicas.
Qual a importância da geotecnia nas obras?
A geotecnia é o campo da engenharia civil que estuda os solos e rochas – e como eles reagem às ações do homem. Nos últimos anos, a causa ambiental tem gerado grande preocupação, assim, o profissional dessa área tem ganhado cada vez mais destaques, principalmente, nessas áreas:
- Prevenção de desabamentos.
- Prevenção de desmoronamentos.
- Prevenção de deslizamentos.
- Prevenção dos lençóis freáticos.
- Gerenciamento dos problemas do lixo.
- Conter a ocupação de encostas.
Esses são apenas alguns dos projetos que a geotecnia atua.
A ideia, em geral, é eliminar ou ao menos minimizar essas situações de forma sustentável e segura para a população, sem degradar o ambiente.
Assim, não apenas saber o que é engenharia geotécnica o estudo dessa área é para evitar esses e muitos outros problemas.
A engenharia sempre trabalhou com o meio ambiente, mas sem nunca se preocupar especificamente para evitar ou minimizar os problemas gerados pela ação antrópica.
Assim, essa é a função mais específica da geotecnia ambiental.
O que faz?
As investigações da geotecnia devem anteceder o projeto e o plano de obra – e, em geral, se prolongam no período de obras e na própria operação do empreendimento, sendo responsabilidade maior da Geologia de Engenharia.
Sua missão é oferecer, então, ao projetista o quadro completo dos fenômenos geológico-geotécnicos que podem potencialmente ser esperados dessa interação entre as solicitações da obra que será implantada e as características geológicas (materiais e processos) dos terrenos que serão por ela afetados.
Assim, todo o esforço investigativo deve ser orientado, desde o primeiro momento, propondo, aferindo, descartando e confirmando hipóteses fenomenológicas para que, no final, tenha um quadro fenomenológico real.
Essas são algumas das características principais que nos fazem perceber a importância da engenharia geotécnica para as obras de hoje em dia – principalmente em momentos como os atuais, onde a preocupação com o meio ambiente tem sido pauta de todas as atividades.
Por isso, agora que você sabe o que é engenharia geotécnica, não deixe de ter esse tipo de serviço para a sua obra ou construção de empreendimentos.